UM ESTUDO DE CASO SOBRE A LOGÍSTICA DE UMA EMPRESA DO RAMO DE ARROZ

Mostrar registro simples

dc.contributor.author SANTOS, ANA CAROLINA S.
dc.contributor.author LIMA, JOÃO PEDRO C
dc.contributor.author MARQUES, JOÃO VICTOR P
dc.date.accessioned 2023-04-25T12:25:46Z
dc.date.available 2023-04-25T12:25:46Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/321
dc.description.abstract A logística tem sido o grande catalisador na operacionalidade de serviços entre fornecedores, indústria e os diversos intermediários existentes até a chegada do produto junto ao consumidor final. O presente trabalho vem de encontro a esta necessidade, levantar informações inerentes ao processo logístico em uma empresa de arroz, procurando melhorar o processo logístico nos custos da empresa. O objetivo principal do trabalho é entender o processo de gestão de vendas nas atividades relacionadas à logística em uma indústria alimentícia, propondo sugestões de melhoria para o problema de distribuição. Dando sequência, é apresentada a fundamentação teórica. O trabalho abrange especificamente um estudo detalhado nos canais de distribuição e logística como subsídio para ações estratégicas organizacionais. Quanto à metodologia utilizada, o estudo em questão no que se refere à natureza da pesquisa é considerado como sendo uma pesquisa aplicada. Já em relação a seus objetivos é caracterizada como uma pesquisa descritiva. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização desse estudo são: pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados em análise documental. Os dados coletados foram comparados com a revisão de literatura acerca do tema proposto, para verificar se há concordância da teoria com a prática. Em seguida, são apresentados os resultados e suas respectivas discussões. O estudo se passa na região Sul do Rio de Janeiro, devido ao fato de existir um número considerável de compradores e também uma grande área de logística. A partir disso, é apresentada a configuração do canal de distribuição praticada pela empresa na região estudada e os principais problemas de logística. São apontados os principais motivos relacionados a logística mal aplicada: Atraso na entrega, atraso da transportadora e produto danificado. Através da análise de principio de Pareto e uso do PDCA, buscou-se a proposição de sugestões na tentativa de melhorar o processo e reduzir falhas e diminuir custos. E para fechar o capítulo, a conclusão é discutida a importância de aplicação de ferramentas para melhorias, apontando vantagens qualitativas para a empresa. pt_BR
dc.publisher UBM - Centro Universitário de Barra Mansa pt_BR
dc.subject Estudo de caso, Gestão Logística, Cadeia de suprimento, Canais de distribuição, Ferramentas da qualidade. pt_BR
dc.title UM ESTUDO DE CASO SOBRE A LOGÍSTICA DE UMA EMPRESA DO RAMO DE ARROZ pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta