Resumo:
A logística tem sido o grande catalisador na operacionalidade de serviços entre
fornecedores, indústria e os diversos intermediários existentes até a chegada do
produto junto ao consumidor final. O presente trabalho vem de encontro a esta
necessidade, levantar informações inerentes ao processo logístico em uma
empresa de arroz, procurando melhorar o processo logístico nos custos da
empresa. O objetivo principal do trabalho é entender o processo de gestão de
vendas nas atividades relacionadas à logística em uma indústria alimentícia,
propondo sugestões de melhoria para o problema de distribuição. Dando
sequência, é apresentada a fundamentação teórica. O trabalho abrange
especificamente um estudo detalhado nos canais de distribuição e logística
como subsídio para ações estratégicas organizacionais. Quanto à metodologia
utilizada, o estudo em questão no que se refere à natureza da pesquisa é
considerado como sendo uma pesquisa aplicada. Já em relação a seus objetivos
é caracterizada como uma pesquisa descritiva. Os procedimentos metodológicos
adotados para a realização desse estudo são: pesquisa bibliográfica, pesquisa
quantitativa e pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados em análise
documental. Os dados coletados foram comparados com a revisão de literatura
acerca do tema proposto, para verificar se há concordância da teoria com a
prática. Em seguida, são apresentados os resultados e suas respectivas
discussões. O estudo se passa na região Sul do Rio de Janeiro, devido ao fato
de existir um número considerável de compradores e também uma grande área
de logística. A partir disso, é apresentada a configuração do canal de distribuição
praticada pela empresa na região estudada e os principais problemas de
logística. São apontados os principais motivos relacionados a logística mal
aplicada: Atraso na entrega, atraso da transportadora e produto danificado.
Através da análise de principio de Pareto e uso do PDCA, buscou-se a
proposição de sugestões na tentativa de melhorar o processo e reduzir falhas e
diminuir custos. E para fechar o capítulo, a conclusão é discutida a importância
de aplicação de ferramentas para melhorias, apontando vantagens qualitativas
para a empresa.