Resumo:
Estudos realizados pelo SEBRAE verificam que a taxa de sobrevivência das Micro
e Pequenas empresas é significativamente baixa, a maioria encontra dificuldade na
gestão financeira logo nos primeiros anos, isso nos traz a constatação de que é
necessário ao empreendedor ter um controle de gastos e obter conhecimento sobre
gestão de custos, para lidar com as finanças de sua organização. Tendo em vista a
crescente dificuldade dessas micro e pequenas empresas em se manterem no
mercado, pesquisa-se sobre gestão de custos como suporte para essas
organizações, a fim de aplicar um modelo de planilha prático e simplificado para o
processo de gerenciamento desses custos iniciais, listando os custos fixos e
variáveis, custos do produto ou serviço prestado, compras e vendas realizadas no
mês, preço de venda do produto, receita gerada e lucro efetivo, após o levantamento
de todos os dados deverá ser aplicado cálculos básicos a modo de identificar o
ponto de equilíbrio do negócio. Para tanto, faz se necessário obter conhecimento
sobre as principais nomenclaturas utilizada na contabilidade de custos, entender
cada tipo de custo e despesas, assim como, saber classifica-los. Como apoio para
esse estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas, com o objetivo de
estabelecer o estado da arte e destacar os principais estudos sobre o tema
proposto. Com o objetivo de contribuir para estudos a respeito de gerenciamento de
custos em micro e pequenas empresas, foi proposta a aplicação de uma planilha
simplificada para gerenciamento de custo, utilizando o exemplo de uma empresa do
segmento de comunicação visual.