dc.contributor.author |
Júnior, Abinel de Paula Viana |
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dc.contributor.author |
Rodrigues, João Fernando Lima |
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dc.contributor.author |
Freitas, Paulo Henrique da Silva |
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dc.date.accessioned |
2023-04-25T11:57:15Z |
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dc.date.available |
2023-04-25T11:57:15Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.citation |
JÚNIOR, Abinel de Paula Viana; RODRIGUES, João Fernando Lima; FREITAS; Paulo Henrique da Silva. Estudo de Caso da Relação entre as Paradas por Quebra da prensa hidrostática. Trabalho de Conclusão do Curso, 56 f. (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Barra Mansa, RJ, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/313 |
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dc.description.abstract |
O estudo teve como objetivo utilizar a aplicação da metodologia de algumas
ferramentas da qualidade, a fim de identificar e reduzir os defeitos e falhas que geram
paradas e quebras da prensa hidrostática durante o processo produtivo. Baseado em
dados coletados diretamente no processo de uma empresa de tubos de ferro fundido,
Empresa X. Este trabalho teve uma abordagem qualiquantitativa, pois estudou o
comportamento dos envolvidos e as variações no funcionamento dos equipamentos
nas atividades produtivas e analisou dados estatísticos do processo. Para o seu
desenvolvimento foram utilizadas ferramentas estatísticas que se encontram nesta
fase do processo para definir, medir, analisar, melhorar e controlar as ações de
melhoria, de forma a obter resultados sustentáveis. O escopo do experimento foi
compreendido entre as áreas de acabamento 700/1200, mais precisamente no
equipamento de prensa hidrostática, focando principalmente nas condições de
método, mão de obra e todos os subconjuntos deste equipamento utilizado para
garantir que esta fase do processo ocorra sem grandes problemas, sem prejudicar a
produção final. Este experimento foi desenvolvido a partir da formação de uma equipe
de projeto para analisar e determinar as variáveissignificativas que possibilitam que
essas quebras na prensa hidrostática ocorram, por ser a voz indicadora de stop mais
alta da linha de chegada 700/1200 por default. Entre todos os equipamentos que o
compõem, em geral, é uma situação crítica, pois se perde tempo, o que atrasa a
produção. Assim, a partir desses levantamentos de dados, foram comprovadas as
deficiências dessa parte do processo e foram desenvolvidas ações de melhoria
sustentáveis, validando sua aplicação e oferecendo condições que possibilitem a
continuidade dos resultados obtidos e a viabilidade de redução dessas quebras.
Concluiu-se deste trabalho que as ferramentas da qualidade foram eficientes no
processo de identificação das causas raízes e nas respetivas contramedidas para
redução do número de quebras. Cabe salientar que este projeto proporcionou
soluções eficazes, com recursos próprios da empresa, promovendo a redução dos
intervalos de impressão e um melhor serviço à produção. O trabalho foi concluído com
a evidência de que essas intervenções nas melhorias alcançadas têm grande valor
para o processo e, principalmente, para a empresa, bem como para todos que
compõem o grupo e viabilizaram a elaboração deste projeto. |
pt_BR |
dc.publisher |
UBM - Centro Universitário de Barra Mansa |
pt_BR |
dc.subject |
Prensa hidrostática. Ferramentas da qualidade. Fabricação de Tubos. Quebras de equipamento. Parada de linha |
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dc.title |
ESTUDO DE CASO DA RELAÇÃO ENTRE AS PARADAS POR QUEBRAS DA PRENSA HIDROSTÁTICA |
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