Abstract:
O plano de negócios é um documento de importante utilização para o
planejamento de empresas que estejam ingressando no mercado, sendo
construído de ferramentas que auxiliam na percepção e análise de possíveis
erros que possam existir em sua estrutura. Utilizado também para verificar se o
projeto é viável ou não. O presente trabalho tem a finalidade de apresentar o
Plano de Negócios para elaboração de uma microempresa com pilar
sustentável, que irá confeccionar bolsas utilizando o material de banners
descartados após campanas sazonais, reduzindo o impacto de descarte dos
mesmos no meio ambiente. O projeto visa comercializar o produto na cidade de
Barra Mansa – RJ e futuramente expandir sua marca para toda região Sul
Fluminense. Para o desenvolvimento e estudo do projeto, foi utilizado o método
de pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa,
além de pesquisa documental, bibliográfica e de mercado, para levantamento
de dados e informações mercadológicas, sociais e econômico-financeiras. A
pesquisa de mercado objetivou-se em identificar possíveis concorrentes da
empresa, as necessidades dos clientes e quais fornecedores são importantes
para a execução do projeto. Projeções financeiras foram impostas e
analisadas, para identificar se o investimento no projeto é viável,
desenvolvendo para tanto, demonstrações financeiras correlacionando tempo
de funcionamento e retorno do investimento, bem como condições financeiras
para operação, contabilizando e agregando ao estudo, períodos que possam
ocorrer diferença nas vendas, como meses que possuam datas
comemorativas. A partir dos dados obtidos pelas pesquisas realizadas, utilizouse os conceitos teóricos e aplicação de ferramentas do planejamento
estratégico, ferramentas da produção e ferramentas financeiras, para análise
de pontos pertinentes para engajamento positivo do projeto