dc.contributor.author |
FERREIRA, POLLIANA AMURIM |
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dc.date.accessioned |
2023-03-16T18:36:34Z |
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dc.date.available |
2023-03-16T18:36:34Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.citation |
FERREIRA, Polliana. Comunidades Virtuais e a Representatividade das Mulheres no Universo Geek. 44f. Centro Universitário de Barra Mansa. Barra Mansa, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/259 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho analisa os conceitos de comunidade virtual e os impactos da
organização desses coletivos fora das redes. Ao decorrer do trabalho foi
observado a forma como as comunidades virtuais, compostas pelo público
feminino, impactaram o universo geek que antes era dominado pela presença
masculina. Para compreensão dessa trajetória foi analisado o contexto de
comunidades, como elas se estabeleceram na rede e a relação com os
movimentos sociais. O trabalho traz uma reflexão sobre o papel social da mulher,
como isso implicou na representação na mídia e cultura pop e a forma que esse
machismo estrutural excluiu as mulheres de participarem do universo geek a
ponto de ser necessário que elas criassem espaços nas redes onde se
sentissem acolhidas. Através de pesquisas e reflexões teóricas, foi mostrado os
reais efeitos dos movimentos sociais promovidos na web, de forma que as
representações de personagens em filmes, jogos e quadrinhos sofressem uma
reformulação para atender esses grupos. Por fim, conclui-se a importância das
comunidades virtuais para dar voz as minorias sociais e reunir pessoas,
independente de espaços geográficos, de modo que se tornasse ferramenta
importante para os movimentos sociais na sociedade contemporânea. |
pt_BR |
dc.publisher |
UBM - Centro Universitário de Barra Mansa |
pt_BR |
dc.subject |
comunidades virtuais, universo geek, ciberespaço, cibercultura. |
pt_BR |
dc.title |
COMUNIDADES VIRTUAIS E A REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES NO UNIVERSO GEEK. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |