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Este trabalho analisa os problemas éticos da espetacularização de crimes
em abordagens jornalísticas, ou seja, em reportagens e notícias. Ao longo da
monografia, foi observado que os discursos utilizados pelos veículos de
comunicação fomentam o desejo do público de consumir notícias criminais,
algo que, consequentemente, aumentam as vendas e a popularização das
empresas. Com isso, as notícias deixam de ser apenas informativas e se
transformam também em uma mercadoria. Para compreensão deste fato, foi
analisado as teses da Indústria Cultural e da Sociedade do Espetáculo. Além
disso, a monografia analisou os recursos utilizados pelos veículos de
comunicação para captar a atenção do público e instigar o consumo desse tipo
de conteúdo, assim como as consequências que a espetacularização traz para
a sociedade atual. A partir disso, pôde-se entender que o formato escolhido
pelos veículos de comunicação vai contra diversos artigos do Código de Ética
dos Jornalistas Brasileiro (2007), algo que gera diversas consequências para a
sociedade atual, entre elas, a transformação de criminosos em celebridades;
estimulo e instigação de crimes; linchamento; combate à impunidade e perda
de credibilidade jornalística. Através do estudo do caso Von Richthofen, foi
possível perceber que a imprensa agiu de forma espetacularizada em cima
deste acontecimento, do seu início até os dias atuais. Por fim, pôde-se
acrescentar a dificuldade de reinserir o detento na sociedade, uma vez que a
espetacularização dos veículos traz sempre novas matérias e dessa forma o
condenado não tem acesso à oportunidade de esquecimento. |
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