Abstract:
Este relato de experiência baseado na metodologia do ensino de matemática
denominada: Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental,
objetiva descrever o benefício da Musicalidade (corporeidade, ritmo e som
tipicamente humano) como ferramental de ensino da música e matemática. As
observações iniciais apontam a relação da ludicidade para a construção do conceito
de número e a manipulação do sistema de numeração decimal. A atividade de
conteúdo curricular composta de compassos, figuras rítmicas, pausas e sequências
musicais completam a proposta da atividade que possui seus desdobramentos
cunhados pelos alunos durante seu exercício. Este experimento faz parte da
pesquisa de maior expansão de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, que
visa a construção de conhecimentos do planejamento didático. Os resultados
parciais apontam sua eficácia por meio das respostas imediatas dos alunos do 1º ao
5º ano do ensino fundamental durante as atividades ao realizarem as quatro
operações matemáticas por meio do cálculo mental e da expressão corporal. Além
disso, foi possível realizar a transposição das vivências para a linguagem musical e
para a linguagem matemática por meio de escrita individual e coletiva.