Abstract:
Com a disseminação da internet, as mídias sociais hoje disputam espaço com as grandes mídias de massa do passado. A TV não domina mais as notícias e as informações como já dominou em outras épocas. Aumenta o número de pessoas, empresas, grupos e bandas que espalham seus serviços, produtos e trabalhos de forma independente. Em outros tempos, a divulgação em massa dependia exclusivamente das emissoras de televisão, rádios e jornais impressos. Hoje, as mídias sociais oferecem diversos meios de divulgação que atendem a vários gostos ou necessidades de tonar algo público. Através de textos, fotos, vídeos, GIF’s, animações e memes, as ações de marketing chegam ao público alvo a qualquer momento na palma da mão através dos smartphones. Esta pesquisa tem como foco identificar como os clubes de futebol, especialmente os quatro grandes do Rio de Janeiro: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama, estão agindo diante dessas mudanças de divulgação em massa. Analisa como os departamentos de marketing de cada um deles trabalham no dia a dia para atrair a fidelidade dos seus torcedores e engajar novos fãs. A ênfase será no uso dos memes por parte dos perfis oficiais desses clubes que fazem com que discussões sobre ética e respeito ao adversário entre em pauta. Assim, esses memes “oficiais”, levam as discussões sobre futebol que, outrora pertenciam somente aos barzinhos, para uma gama de opiniões infinitamente maior através das mídias sociais.